ASFALTADORA SUZANO Impermeabilização 
Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

ONLINE
1


Partilhe esta Página



Atualidades
Atualidades

Impermeabilização com manta asfáltica

 

Ao especificar, é preciso considerar o tipo de acabamento, além dos índices de tração, alongamento, flexibilidade e espessura do material


Por Rodnei Corsini

 

Sergio Colotto

A vida útil de uma construção é diretamente influenciada pela impermeabilização, que protege as estruturas construídas da ação de líquidos e gases.

As mantas asfálticas configuram sistema de impermeabilização flexível e pré-fabricado e são confeccionadas à base de asfalto modificado com polímeros e estruturantes em poliéster ou polietileno. Em geral, seu uso é indicado para lajes, reservatórios, jardineiras, paredes de encostas, áreas frias, dentre outros.

 

ESPECIFICAÇÃO

Em comparação a outros sistemas de impermeabilização, a manta asfáltica é indicada especialmente para estruturas sujeitas a movimentação. A NBR 9952 - Manta Asfáltica para Impermeabilização lista as principais características técnicas das mantas, classificando-as em quatro categorias conforme os respectivos índices de tração, alongamento, flexibilidade e espessura - este vai de 3 mm a 4 mm, no mínimo.

As mantas ainda diferem quanto ao tipo de acabamento, que pode ser de alumínio, de polietileno, ardosiado, geotêxtil, entre outros. No entanto, os acabamentos não são listados em norma.

 

COTAÇÕES E FORNECEDORES

A contratação do serviço de impermeabilização adequado depende, primeiramente, de um projeto acertado. Por iniciativa do Secovi-SP (Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo), entidades do setor imobiliário desenvolveram e disponibilizam manuais de escopo para diversos serviços de engenharia. O IBI (Instituto Brasileiro de Impermeabilização), por sua vez, desenvolveu um manual de serviços de impermeabilização que contempla as mantas asfálticas.

Para concepção e definição do produto a ser usado, o manual lista itens como: dados gerais do empreendimento (áreas, número de pavimentos, tipo de ocupação etc.), informações sobre projetos interferentes (paisagismo, elétrica, hidráulica, ar-condicionado, vedações etc.), tipo de uso de cada uma das áreas a serem impermeabilizadas, entre outros. Definido o projeto do serviço a ser contratado, o orçamento considera, basicamente, materiais e mão de obra. Quanto ao consumo da manta asfáltica, estima-se uma média de 1,15 m² de manta para cada metro quadrado, devido a sobreposições e arremates.

Segundo Wilson Neves, gestor executivo do IBI, o contrato deve indicar itens como prazos de execução, garantias e manifestação dos termos de responsabilidade técnica. Para escolha da empresa impermeabilizadora, Neves dá o alerta de que é um serviço que demanda especialização da mão de obra. "Em geral, empresas de impermeabilização costumam fazer somente isso", completa. Para prever a qualidade do serviço da empresa aplicadora, não há outras ferramentas para o contratante além de se servir do maior número de informações, indicações e referências.

 

PROJETO

Neves sublinha a importância de um projeto de impermeabilização bem feito para evitar a necessidade de obras de correção ou execução de impermeabilização posterior à finalização do empreendimento. Segundo ele, o custo do serviço de impermeabilização em relação ao custo total de uma obra fica entre 2% e 2,5% - independente de a solução ser manta asfáltica ou outro sistema. Se o serviço não for executado, a impermeabilização posterior sobe para 13% a 14% do custo total dessa obra, na base anterior.

O gestor do IBI também indica a importância de contratar empresas que atendam àsquestões ambientais, com política adequada de destinação de resíduos e em conformidade com as questões normativas e de segurança do trabalhador. "É preciso contratar não somente pelo aspecto da competência técnica, mas também verificar se a empresa age corretamente dentro do que a resolução Conama 307 exige", diz em referência à resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente quanto a critérios e procedimentos para gestão de resíduos da construção civil.

 

LOGÍSTICA

Alguns aplicadores têm estoques próprios de manta asfáltica. Mas o mais comum, principalmente em grandes contratações, é que a compra seja feita diretamente junto aos fabricantes pela própria construtora, que negocia o fornecimento para diversas obras em andamento. "Canteiros de construtoras que fazem esse procedimento são bem preparados para armazenar os produtos", diz Neves. "O que percebo, tanto pelos aplicadores quanto pelos fabricantes, é que a armazenagem não é um problema", completa.

Como a manta asfáltica não é um produto delicado e que apresenta alta resistência, não há grandes preocupações quanto a evitar poeira ou impactos. Não se pode, entretanto, ter elementos cortantes no espaço de armazenamento. Como o produto é enrolado, pode ser armazenado na vertical para melhor aproveitamento do espaço.

Na aplicação da manta asfáltica, a construtora deve ter o cuidado para que haja espaço adequado e suficiente para o trabalho. "Como o material é normalmente aplicado a quente, tem que haver distância de outras atividades e outros profissionais", diz Neves. Ele lembra também que durante a aplicação não se pode caminhar sobre as mantas, o que só pode ser feito após a cura e o teste de estanqueidade.

Segundo Neves, as recomendações da norma regulamentadora de segurança do trabalho, a NR-18, para atividades de impermeabilização estão em consulta pública. Mas os aplicadores não devem dispensar os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) de praxe para a atividade: botas, luvas (de PVC ou borracha), óculos de segurança, capacete, máscara de proteção e uniforme com calça e mangas compridas.

 

 

Marcelo Scandaroli
Wilson Neves, gestor-executivo do IBI

ENTREVISTA > WILSON NEVES

Planejamento essencial

Quais são as preocupações iniciais de contratação?

Como em qualquer contratação de serviço de engenharia, é essencial buscar empresas que emitam a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). Trata-se de instrumento de acompanhamento e cobrança das garantias - tanto na fase de projetos quanto na de execução, de aplicação. Antes disso, ainda, é preciso haver um projeto. Muitas vezes a impermeabilização acontece sem um projeto, sem uma planificação.

 

Quais as linhas gerais do planejamento?

O fluxo ideal é que o projetista ou o arquiteto, ao fazer o projeto da edificação, especifique onde deve haver um sistema de impermeabilização. Um problema recorrente é a falta de indicação, por parte do projetista, dessas necessidades pontuais da estrutura. Após isso, o projetista de impermeabilização deve saber escolher o melhor sistema levando em conta o espaço a ser impermeabilizado. Ou seja, se é área de dilatação, se é laje de trânsito, por exemplo.

 

Quais os principais problemas da falta de projeto adequado?

O retrabalho, que gera desperdício muito grande. Imagine uma situação em que seja preciso refazer a impermeabilização. Se a obra já avançou demais, pode ser preciso quebrar alguns elementos, arrancar pisos.

 

E na execução? Quais os pontos de atenção para o contratante?

A maioria das falhas acontece na fase de execução e percebemos que são ocasionadas pela mão de obra mesmo. Alguns aplicadores, por falta de treinamento, trabalham errado. E mão de obra é um ponto nevrálgico, pois em um processo de reparo, por exemplo, o profissional tem que saber remover o sistema debilitado. Se tiver que remover o piso, não se pode remover de qualquer jeito, porque o sistema impermeabilizante está ali por baixo. Quando um profissional de impermeabilização faz isso, ele tem uma técnica específica para remoção dos acabamentos, para complementação ou remoção do que está lá.

 

Checklist

> Mantas asfálticas são classificadas quanto os seus índices de tração, alongamento, flexibilidade e espessura

> Confira o tipo de acabamento desejado para o material. Este pode ser em diversos materiais, como alumínio, polietileno, ardosiado, geotêxtil, dentre outros

> Confira os consumos médios de sobreposição e arremates para considerar a quantidade correta de material a ser adquirida

> Apesar de não sofrer com pó ou impactos, ao armazenar as mantas cuide para que não existam objetos cortantes no ambiente

> Caminhar sobre as mantas só é permitido após a cura e a realização do teste de estanqueidade

 

Normas técnicas

> NBR 9574 - Execução de Impermeabilização

> NBR 9575 - Projeto de Impermeabilização

> NBR 9952 - Manta Asfáltica com Armadura para Impermeabilização - Requisitos e Métodos de Ensaio